As mensagens de e-mail podem conter arquivos anexos como documentos de processadores de texto, planilhas, arquivos de texto, arquivos ZIP, aplicativos executáveis ou qualquer outro tipo de arquivo de computador que resida na rede de computadores do remetente. As mensagens que contêm anexos exibem um clipe de papel próximo ao assunto.
Alguns tipos de arquivo, tais como imagens JPEG ou arquivos de texto, podem ser abertos em praticamente qualquer sistema de computador. Outros, como documentos Microsoft Word, devem ser abertos usando o mesmo aplicativo que os criou.
Quando receber uma mensagem contendo arquivos anexos, clique duas vezes no item na seção de anexos do cabeçalho da mensagem. Será exibida uma caixa de diálogo perguntando se você deseja abrir ou salvar o arquivo antes.
Se escolher visualizar o anexo, será necessário ter um aplicativo em sua estação de trabalho que possa ler o tipo de arquivo.
Se escolher fazer download do anexo, uma caixa de diálogo será exibida mostrando seu sistema de arquivos atual. Escolha um local apropriado e salve o arquivo. Você pode abrir o arquivo posteriormente, fora do cliente de e-mail.
Observação: Os anexos podem ser excluídos da sua mensagem de e-mail. Clique em Remover todos os anexos para excluir os arquivos da sua caixa de entrada. Quando você remove um anexo, ele é imediatamente excluído da sua caixa de entrada.
É possível que você tenha o recurso para visualizar anexos como HTML. Isso possibilita que você abra um anexo, mesmo que o aplicativo correspondente não esteja instalado. Clique em visualizar como html para visualizar o conteúdo do arquivo. Esse recurso é definido pelo administrador do sistema.
Os vírus de computador podem se espalhar por anexos de e-mail. É considerada uma prática comum para administradores de e-mail implementar filtragem de vírus nas mensagens recebidas, bem como verificação de vírus em computadores pessoais. No entanto, sempre há chances de que algo passe.
No caso de vírus de e-mail, a maioria deles é ativada quando um arquivo anexo contendo o vírus é aberto ou visualizado. Sabe-se que muitos desses vírus se espalham usando entradas nas listas de endereços dos usuários. Portanto, recomendamos que você tenha cuidado ao abrir arquivos anexos, mesmo de remetentes que parecem ser conhecidos.