Configurando regras de filtros

A filtragem de e-mail possibilita que você defina regras para gerenciar as mensagens de e-mail recebidas e enviadas.  Os filtros classificam automaticamente as suas mensagens de acordo com as regras que você definir.

Você pode filtrar as mensagens de e-mail recebidas para:

Por exemplo, você poderia definir uma regra de filtro para identificar os e-mails vindos de seu supervisor imediato e movê-los para uma pasta chamada "Do meu chefe" ou para mover mensagens automaticamente de um endereço específico para a pasta Lixeira.

Você pode filtrar as mensagens de e-mail enviadas para:

Condições do filtro

Cada filtro consiste em uma regra com uma ou mais condições e um destino. Cada regra do filtro pode conter várias condições. Por exemplo, se o seu supervisor envia seus e-mails de mais de um endereço, como jane.silva@empresa.com ou de jane-silva23@yahoo.com, você pode criar um único filtro chamado "Supervisor" que tenha duas condições, uma para cada endereço de e-mail.

As condições incluem:

Todas as condições permitem que você especifique "não" como condição negativa. Por exemplo, você pode especificar e-mails que não contenham uma palavra em particular.

É possível combinar condições para procurar e-mails com características mais complexas.

Qualquer x Todas

As condições dentro de uma regra de filtro podem ser agrupadas usando Qualquer ou Todas . O uso desses termos é similar às buscas do tipo "E" x "OU" descritas no recurso de Busca, com Qualquer sendo OU e Todas sendo E.

Se você escolher Qualquer ao definir as condições para uma nova regra de filtro, então uma mensagem que atenda a qualquer uma das condições é considerada uma correspondência. No entanto, se você escolher Todas, todas as condições especificadas na regra do filtro devem se aplicar para que a mensagem corresponda ao filtro.

Ações de regra de filtro

Cada regra de filtro pode especificar uma ou mais ações. As ações incluem:

A ação Não processar filtros adicionais deve ser a última de cada regra de filtragem. Essa ação impede a aplicação de qualquer outra regra de filtragem a mensagens de e-mail que correspondam à regra atual. Se não for especificada, as regras de filtro subseqüentes serão aplicadas à mensagem de e-mail mesmo que o filtro atual tenha uma correspondência. É provável que você não queira que a mesma mensagem corresponda a mais de uma regra de filtragem e passe por várias ações, até mesmo contraditórias.

Quando os filtros são aplicados

Cada mensagem recebida é testada pelas regras do filtro no momento em que o e-mail é entregue e as ações do filtro são aplicadas às mensagens correspondentes naquele momento.

Você também pode executar as regras de filtragem em um grupo de itens de e-mail existente. Em Preferências>Filtro de e-mails, o botão Executar filtro permite selecionar vários filtros para executar nas pastas de e-mail selecionadas.

Ordem de filtros

Os filtros são aplicados na ordem em que são listados em Preferências>Filtro de e-mails. Você pode mudar essa ordem.

Em cada filtro, as condições são usadas para testar cada mensagem de e-mail. Se a mensagem atende às condições coletivamente (usando a designação Qualquer ou Todas conforme especificado na regra do filtro), é considerada uma correspondência. A ordem das condições em cada filtro não é importante.

Se a mensagem corresponde às condições, todas as ações associadas com aquela regra de filtro são aplicadas, na ordem em que aparecem no filtro.

Filtros ativos x inativos

Todos os filtros definidos no momento estão listados em Preferências, na aba Filtro de e-mails. A caixa de seleção Ativa permite que você ative ou desative filtros sem precisar excluir regras.

Tópicos relacionados